UFBA alcança nota máxima no Recredenciamento do MEC

A UFBA alcançou o conceito máximo no recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC). Na escala de 1 a 5, a UFBA obteve a nota 4,87, garantindo assim, pela primeira vez, o conceito final 5, atribuído a notas acima de 4,5.

A documentação analisada refere-se aos últimos 3 anos e reflete o período de 12 anos desde o último recredenciamento, em 2011 – no qual a UFBA havia obtido a nota 4. O resultado, portanto, contempla ações das gestões Dora Leal Rosa (2010-2014), João Carlos Salles (2014-2022) e do primeiro ano da gestão Paulo Miguez (2022-2026).

“É com imensa alegria e indisfarçável orgulho que recebemos a notícia que a Universidade Federal da Bahia obteve a nota máxima, cinco, no processo de recredenciamento do INEP/MEC. Essa nota expressa o compromisso de cada membro dessa comunidade, professores, técnicos administrativos, estudantes, colaboradores terceirizados, com a educação inclusiva e de qualidade. É um momento de muita alegria, além de reafirmação de nosso compromisso em fazer da UFBA uma escola de referência, uma casa da cidadania, de defesa da vida, da democracia e da ciência. Parabéns à UFBA!”, comemorou o reitor Paulo Miguez.

Comissão de avaliação

A comissão de avaliação externa designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o processo avaliativo de recredenciamento institucional visitou virtualmente a UFBA de 14 a 16 de agosto.
A avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) é realizada periodicamente para verificar se as instituições atendem às exigências do Ministério e se estão aptas a continuar oferecendo cursos superiores e conceder diplomas. Normalmente, as instituições passam pelo processo de recredenciamento a cada 5 ou 10 anos.

A organização da instituição e o seu planejamento administrativo e financeiro são verificados na avaliação, que tem como eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
Avanços recentes  “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a universidade não se deixou abater e conseguiu avançar”, avalia a Nancy Vieira, que atribui o êxito à construção, por parte da universidade, de uma política bastante consolidada de ensino, pesquisa e extensão. “Tivemos melhorias significativas na avaliação dos cursos de graduação e expansão da pós-graduação, com ampliação do número de cursos”, afirma Nancy Vieira, que destaca os avanços da Universidade em parâmetros como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no qual 85% dos cursos de graduação da UFBA foram avaliados com nota 4 e 5, em 2023 (notas máximas).

Nos últimos anos, a UFBA tem apresentado aumento no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do INEP que avalia as instituições de ensino superior – tendo saltado de 3,50, em 2014, para 3,9259 em 2021. Recentemente, a UFBA conquistou também a nota máxima – 5 – no recredenciamento da modaliadade a distância.

Além disso, a UFBA conquistou o maior grau de classificação do Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas do Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União. No ranking britânico THE América Latina, a UFBA saltou do 31º para o 26º lugar. No ranking chinês QS, a UFBA melhorou pelo terceiro ano consecutivo e ocupa 67º posição entre as universidades da América Latina e 17º entre as brasileiras.

Também são destacadas pela pró-reitora a aprovação da Política Ambiental da UFBA e da Resolução do Conselho Acadêmico de Ensino que estabelece normas para implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais referentes à Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental nos projetos pedagógicos de curso de graduação da UFBA.

Outro dado relevante é o fato de que, no último dia internacional do orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, a UFBA assinou o termo de adesão ao Programa Selo da Diversidade LGBT+ instituído pela Prefeitura de Salvador.

Fonte: Edgar Digital
Data de Postagem: