A UFBA ofertará sete novos cursos de mestrado e doutorado em 2019

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação informa à comunidade a oferta de sete novos cursos de Mestrado e Doutorado. As propostas foram aprovadas pela CAPES e abrangem os seguintes cursos: Doutorado em Farmácia, Doutorado em Ciência de Alimentos, Mestrado Profissional em Dança, Doutorado em Dança, Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (Vitória da Conquista), Mestrado em Serviço Social e Doutorado em Assistência Farmacêutica (um curso em associação).
 
Farmácia
 
O Doutorado em Farmácia tem como objetivo formar doutores em Farmácia altamente qualificados e com perfil de liderança para exercerem atividades de docência, pesquisa e técnicas nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas, no setor produtivo farmacêutico. O Programa conta com duas áreas de concentração (Bioprospecção e Planejamento de Fármacos; Investigação Laboratorial de Doenças e Agravos à Saúde), que serão desenvolvidas em três linhas de pesquisa: a) Biomarcadores e Investigação Laboratorial de Doenças, b) Toxicologia dos Fármacos e Contaminantes Ambientais, c) Farmacologia, e) Produtos Naturais.
 
Ciência da Alimentação
 
O Doutorado Ciência de Alimentos tem como objetivo desenvolver ações prioritárias para contribuir com o desenvolvimento regional e nacional, e formar profissionais habilitados à promoção, avanço e inovação do conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência de Alimentos. Tem uma área de concentração (Ciência de Alimentos) e duas linhas de pesquisa, a saber: Controle de Qualidade de Alimentos; e Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Processos.
 
Dança
 
O Mestrado Profissional em Dança tem como objetivo capacitar o profissional da dança para apropriação do pensamento crítico-reflexivo e da sensibilidade artística comprometida com as perspectivas inovadoras artísticas e pedagógicas. Tem uma área de concentração (Inovações Artísticas e Pedagógicas em Dança) e duas linhas de pesquisa, a saber: Experiências Artísticas, Produção e Gestão em Dança; e Processos Pedagógicos, Mediações e Gestão Educacional em Dança.
 
O Doutorado em Dança tem como objetivos: Formar pesquisadores em Dança; fomentar a produção de pesquisa em Dança, nas suas particularidades epistêmicas; e expandir o escopo teórico e temático das pesquisas em Dança produzidas no Brasil. O Programa conta com uma área de concentração (Dança) e   três   linhas de pesquisa, a saber: Dança, corpo e cognição; Processos e configurações artísticas em Dança; e Mediações educacionais e culturais em Dança.
 
Psicologia
 
O Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde tem como objetivo qualificar profissionais da Psicologia e de áreas correlatas com ênfase nas práticas em Psicologia da Saúde, para desenvolverem pesquisas e atuarem nos ambientes institucionais e territoriais, elaborando conhecimentos e intervenções articulados à sociedade, à família, aos serviços de saúde e demais setores. Tem uma área de concentração (Psicologia da Saúde) e duas áreas de concentração, a saber: Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde e Práticas Clínicas e Saúde Mental.
 
Serviço Social
 
O Mestrado em Serviço Social tem como objetivo responder as necessidades específicas dos profissionais de Serviço Social e áreas afins do Estado da Bahia e da região Nordeste; qualificar profissionais do Serviço Social e áreas afins para o exercício da docência no ensino superior; e desenvolver a competência teórica, investigativa e técnica, favorecendo a dimensão interventiva dos profissionais do Serviço Social com vistas ao enfrentamento das expressões da questão social na atualidade.
 
Assistência Farmacêutica
 
O Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica tem como objetivo formar profissionais para atuarem junto aos cursos de Farmácia, na produção de tecnologias e inovações para o SUS e para a sociedade.
 
A UFBA passa a ofertar 142 número pós-graduação stricto sensu.
 
A PROPG parabeniza, com muita alegria, os proponentes e equipes envolvidas na construção das propostas. E ressalta a importância desses cursos para a produção do conhecimento e avanço da ciência.
 
O período de inscrição para o processo seletivo deverá ser divulgado oportunamente na página do programa.
 
Para mais informações sobre inscrição acessar as páginas dos programas.